Conhecimentos básicos para uma Lan House

Serviços de Acesso a Internet
É importante focar no cliente, auxiliá-lo e passar confiança e dominação do assunto, em termos mais simples é necessário ter conhecimento dos serviços básicos, como o sistema de pesquisa do Google, A redes sociais como: Orkut e Facebook, O MSN ou mais usado recetemente “Windows Live Mensseger”. Os serviços prestados pelo atendente geralmente são: Consulta Detran, Consulta CPF, Cadastro em sites com Enem, Faculdades, entre outros. Importante também, para melhorar o número de clientes, oferecer alguns serviços gratuitos, tais como: Cadastro Orkut, Facebook, MSN, Titwer, Emails, e outros mais, que vem a ser usado na Lan House, em casos de cadastros únicos, como em concursos por exemplo, terá que cobrar um valor. Básico: Sites, Sistema de Pesquisa, Redes Sociais, Email.
Serviços de Impressão & Xérox
Essa parte representa quase 50% do lucro diário da Lan House, o fundamental é manter a impressora sempre funcionando, comprando cartuchos antes mesmo de acabar o atual. Manter sempre uma quantidade razoável de folhas, saber o básico da digitação e formatação de textos, muito importante fazer os cursos do Word, sendo este o mais usado editor de textos existentes. Saber trabalhar com os diferentes tipos de arquivos: .doc, .docx, .xls, .xlsx, .pdf, .jpg, .png, etc.
Gravação de DVD’s, CD’s, e Músicas
O foco hoje em dia é a música, é muito importante manter se atualizado, com cantores novos e do momento, um coisa muito importante para proporcionar mais rapidez na execução diária do trabalho é a organização das pastas. Por isso deve ter o nome correto (oficial do artista), os títulos das músicas, e o álbum do CD. As formas de mídia geralmente hoje são: Celulares (Cartões de memória), Pen Drives, CD’s (também em mídia DVD).
Cursos Profissionalizantes
Um serviço que pode auxiliar e gerar renda na Lan House é oferecer cursos profissionalizantes para os alunos, isso pode ser feito sem burocracia, sem custo muito alto, sem trabalho para o atendente. Graça as empresas que terceirizam este serviço. Como exemplo a Brasil Treinamentos, o curso é adquirido no site, instalado no computador e o aluno poderá acessá-lo. Não é necessário instrutor especializado, já que os cursos contam com “professores virtuais”, não é necessário nenhum tipo de registro ou licença para gerar o certificado, ficando assim por responsabilidade da empresa, neste caso, ainda por se tratar de cursos livre, pode ser impresso o certificado direto da impressora (recomenda-se papel vergê), e o certificado terá validade em todo território nacional, como curso livre. O exemplo citado acima Brasil Treinamentos é sem dúvida a melhor custo/beneficio.
Conclusão Final
Para se obter sucesso em qualquer tipo de empreendimento é importante o foco no trabalho, dedicando-se totalmente a ele. Não bastar ter as ferramentas tem que saber usá-las, não basta ser barato tem que ter qualidade, não basta parecer bom tem que ser bom, não basta ter os produtos certos tem que atender o cliente de maneira certa. Não basta ter tudo é necessário sempre um pouco mais.

5 comentários:

  1. Mto boa as suas dicas. Eu pretendo fzr um curso de hacker, e queria saber se uma LaN pega msm cm esse curso, pois eu posso caçar bugs e virus e vulnerabilidades nos PCs da lan. Sabe me dizer se pegam?

    ResponderExcluir
  2. Muito boa ajuda ... mas eu preciso de passo a passo..
    Estou no começo...

    ResponderExcluir
  3. Gosto de mexer muito em internet mais quero min aprofundar mais cual melhor curso!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom todas as dicas, mais pretendo aperfeiçoar minhas filhas.

    ResponderExcluir